Tipos de Extintores de Incêndio

extintores

Os extintores de incêndio são normalmente a melhor ferramenta para combater pequenos fogos, principalmente na sua fase inicial. O preço de um extintor de incêndio não é comparável ao valor que a qualquer momento você pode ter que proteger.

A classe de incêndios - Classificação de Incêndios

Incêndios de Classe A
Abrange todos os incêndios que para além de queimarem deixam resíduos (madeiras, papel, borrachas, etc)
Para estes incêndios são indicados os extintores com carga e recarga de água ou espuma

Incêndios de Classe B
Os incêndios de classe B abrangem incêndios que ardem em superfícies no entanto não deixam resíduos (álcool, gasolina, etc)
Para estes incêndios a carga do extintor é feita de dióxido de carbono, espuma ou pó (Pó BC), a recarga de extintor é feita com o mesmo produto.

Incêndios de Classe C
Na classe C são englobados todos os incêndios onde a eletricidade é um elemento presente, o composto químico do extintor de incêndio não pode ser condutor de energia.
Nestes incêndios o extintor tem uma carga de pó e gás carbonico.

Incêndios de Classe D
Este tipo de incêndios exige extintores com agentes especialmente produzidos para os combater pois é um incêndio onde os metais peróficos estão presentes, como o alumínio ou o zinco.

Os extintores são colocados a 15 metros de pessoas no caso de locais de alto risco e a 25 metros no caso de locais de baixo risco, em muito municípios não é permitida a sua colocação no chão, onde não existam leis para a sua colocação, a mesma deve ser feita numa altura em que não ofereça dificuldades para o utilizador.
O local onde o extintor é instalado necessita de ser referenciado com sinalética própria.

No rótulo do extintor é possível visualizar toda a sua informação referente á recarga do extintor, incêndios onde não devem ou é mesmo proibido o seu uso.

Regras básicas a ter em conta para o uso de extintor de incêndios

  • Esta é provavelmente uma das mais importantes, não deixe o seu extintor ficar parado na parede, leia as instruções e tente perceber o seu correto funcionamento para que perante um incêndio o consiga utilizar em condições.
  • Ao detectar o surgimento de um incêndio telefone para os bombeiros e retire todas as pessoas da habitação.
  • Se puder usar um extintor deve ter sempre em conta que deve estar sempre com caminho livre atrás das suas costas para poder sair da zona.
  • Tenha a recarga de extintores dentro do prazo para que no caso de um incêndio os possa usar com sucesso.